O Novo Coronavírus já se tornou um problema de saúde mundial e provavelmente, você ouviu falar muito sobre assunto nas últimas semanas.
Mas, Calma! Sem desesperos!
A maioria dos casos da doença evolui sem gravidade, com sintomas parecidos com o de um resfriado comum, como febre baixa, nariz escorrendo e tosse. Porém, o alerta geral no momento é para a prevenção, pois o mais importante é proteger você e a sua família.
O QUE É?
Embora nosso sistema de defesa precise de algum tempo para desenvolver anticorpos específicos contra o COVID-19, temos mecanismos de defesas “gerais” que protegem a maioria de nós contra esses novos agentes, o que explica o fato da imensa maioria dos casos serem brandos ou provavelmente assintomáticos.
TRANSMISSÃO
A transmissão do novo coronavírus ainda está em investigação, porém geralmente acontece pelo ar ou contato com secreções de pessoas contaminadas, como:
SINTOMAS
Os sintomas do novo coronavírus são bem parecidos com a de uma gripe ou resfriado. Os principais são sintomas são febre alta, tosse forte e dificuldade e/ou dor para respirar.
Mas, o vírus tem um período de incubação de 2 a 14 dias, ou seja, pode ficar até 14 dias no seu corpo sem apresentar nenhum sintoma.
Grupos de Risco
As pessoas que se enquadram nos grupos de risco devem ter uma maior atenção com as medidas de prevenção, assim como aqueles que convivem com elas.
Pessoas acima de 60 anos
Portadores de doenças crônicas: diabetes, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença pulmonar crônica, sequelas neurológicas
Grávidas
O QUE FAZER
EM CASO DE SINTOMAS?
Procure um hospital para atendimento médico, caso:
Você apresente sintomas graves, como dificuldade respiratória e/ou febre alta associada a sintomas de gripe.
Quem tem apenas sintomas mais leves e procura um hospital corre risco de exposição em salas de espera. Nesse caso, lembre-se que o ambiente mais seguro é a sua casa.
Se você é nosso cliente e está na situação que justifica o atendimento em hospital, localize a opção mais próxima de você através dos seguintes canais:
EXAME
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula a atuação das Operadoras de Saúde) incluiu o exame de detecção do novo Coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios dos planos de saúde, a partir do dia 13/03/20. Além disso, também determinou em quais situações o beneficiário do plano de saúde terá direito à realização do exame.
TRATAMENTO
Após o diagnóstico, o médico definirá se o paciente deverá permanecer internado no hospital ou se irá para casa, evitando o contato com outras pessoas até a melhora dos sintomas.
Ainda não existe tratamento específico para o novo coronavírus. O que existem são medidas para aliviar os sintomas, como repouso, beber bastante água, uso de humidificador de ar, além de medicamento para dor e febre.
COMO PREVENIR?
Fique em casa sempre
que possível
Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Evite contato próximo com pessoas com os sintomas
Proteja o nariz e boca
quando espirrar ou tossir
Lave as mãos
frequentemente
Mantenha os ambientes bem ventilados
Limpe objetos e superfícies tocados com frequência
Não compartilhe
objetos de uso pessoal
Evite grandes
multidões
Ao chegar em casa:
Não toque em nada antes de se higienizar
Tire os sapatos
Desinfete as patas do seu
pet após passear com ele
Separe as roupas
e lave
Baixe o nosso Guia "Tudo o que você precisa saber sobre o Novo Coronavírus"
O material é gratuito!
Seus dados estão protegidos conosco.
Cuidado com as FAKE NEWS!
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento:
BH e Região Metropolitana
24 Horas
Interior de MG e demais estados
24 Horas
De seg. à sex.: de 08h às 17h40, exceto feriados
BH e Região Metropolitana
De seg. à sex.: de 08h às 17h40, exceto feriados
Interior de MG e demais estados
De seg. à sex.: de 08h às 17h40, exceto feriados